Em 1837, um carpinteiro chamado Henry Manning projetou e construiu um edifício em Londres e, após o fim da obra, a construção foi transportada para a Austrália.  Esse foi o primeiro registro do sistema de construção modular da história.

É um modelo antigo, mas que está ganhando muito mais destaque agora com o avanço da tecnologia e o conhecimento das suas vantagens.

Quer saber mais sobre o sistema de construção modular? Continue lendo esse artigo para descobrir o que é, suas vantagens e muito mais!

Sistema de construção modular: o que é?

O sistema de construção modular é um modelo construtivo que pré-fabrica módulos do imóvel na indústria para depois apenas transportá-los e instalá-los no local da obra.

Nesse sentido, esses módulos são como se fossem “partes” da construção e podem ser constituídos de aço, madeira, vidro, concreto e outras matérias-primas.

Como esse sistema construtivo utiliza peças pré-fabricadas, é possível erguer a construção em um curto espaço de tempo.

Ademais, outra característica importante das construções modulares é o baixo custo de obra, não somente durante a fabricação dos módulos habitacionais como também durante a sua montagem no canteiro de obras.

Como é feito um sistema de construção modular?

O processo seguido por um sistema de construção modular é simples e ágil, todavia requer mão de obra especializada.

A primeira etapa da construção modular é a fabricação das peças, que é realizada em indústrias específicas onde, por meio do sistema controlado de linhas de montagem, fornecem produtos altamente padronizados, seguros e de qualidade.

Em seguida, essas peças são transportadas para o local da construção enquanto o terreno é preparado para receber a nova estrutura residencial.

Por fim, há a montagem dessas peças, a partir de um planejamento ordenado, controlado, seguro e rápido.

Todos esses procedimentos visam reduzir ou anular erros, garantindo qualidade na obra, segurança aos trabalhadores e agilidade na entrega do imóvel ao cliente.

Em quais construções é possível utilizar o sistema de construção modular?

O sistema de construção modular pode ser aplicado em uma série de edificações, com variados tamanhos, designs e finalidades.

Conheça 5 maneiras diferentes de aplicar essa técnica na construção civil:

1. Casa modular

Uma das aplicações mais conhecidas do sistema de construção modular são as edificações residenciais.

Nesse nicho, é possível encontrar casas modulares grandes ou pequenas, térreas ou de andar, e até mesmo com estrutura externa completa.

Inclusive, essa técnica também é utilizada na construção de edifícios, como o gigantesco prédio de 57 andares Mini Sky City, na China, que foi erguido em apenas 19 dias.

2. Escritório modular

Deseja construir um escritório para o seu negócio do zero, sem gastar muito? Então, o escritório modular é uma ótima opção para você.

Esse espaço profissional pode ser completamente padronizado por você, a depender de suas necessidades, seus gostos e seus estilos.

3. Escola modular

O sistema de construção modular também pode ser utilizado na criação de escolas e universidades, criando espaços versáteis a baixo custo.

Um exemplo de escola modular é a Lady Liberty Academy Charter, localizada em New Jersey, nos Estados Unidos.

A edificação teve um baixo orçamento e foi construída em menos de um ano, utilizando módulos híbridos de aço e madeira.

4. Loja modular

Além de residências, escritórios e escolas, também é possível agregar as técnicas do sistema de construção modular ao setor comercial.

As lojas modulares podem ser personalizadas do jeito que você desejar, têm baixo custo de construção, ficam prontas rapidamente e são móveis.

Ou seja: percebeu que uma localização é mais rentável para o seu negócio do que a atual? Então é só mover a sua loja para o novo local.

5. Hospital modular

O sistema de construção modular também se tornou muito eficiente em outro setor das nossas vidas: o da saúde.

Afinal, devido à sua ágil construção e ao baixo custo, essa é uma opção ideal para momentos de crise sanitária, como aconteceu com o coronavírus.

Os chineses também se destacaram na construção dessas edificações, ao erguer um hospital modular completo em apenas 10 dias.

O sistema de construção modular é especialmente indicado para obras urgentes e eventos

Uma das maiores características desse sistema é a agilidade na entrega, então ele é indicado, principalmente, para obras urgentes, como eventos ou hospitais. 

Por isso, o modelo se popularizou, sobretudo na pandemia em 2020, quando os hospitais lotaram e precisaram urgentemente de novos leitos. 

Assim, o sistema modular foi utilizado para construir hospitais de forma ágil e auxiliar no combate à covid-19.

Quais são os outros benefícios das construções modulares?

As vantagens do sistema de construção modular englobam desde o bolso do consumidor até o meio ambiente.

Veja algumas:

Ótimo custo-benefício

Podemos citar dois grandes aspectos do sistema que evidenciam o custo-benefício: mão de obra e materiais.

Apesar de a construção modular exigir uma mão de obra mais qualificada, a redução na duração da construção faz com que o profissional atue por menos tempo e, consequentemente, precise de menos diárias.

Além disso, como a maior parte do trabalho é feita na fábrica, há necessidade de menos trabalhadores no canteiro de obras.

O outro aspecto se refere à matéria-prima.

A construção modular não utiliza cimento e outros materiais comuns na alvenaria, portanto gasta-se menos com a matéria-prima, além de não haver desperdício – já que o projeto é extremamente bem planejado.

Agilidade

Uma edificação modular leva de 30% a 50% menos tempo que os métodos convencionais, segundo o site do Modular Building Institute (MBI).

Deve-se esse benefício ao fato de grande parte do processo ser feito de forma simultânea na indústria sem a presença de muitos imprevistos ou erros humanos no processo.

Sustentabilidade

Como a fabricação é extremamente precisa, há poucas sobras de materiais e entulhos ao final do processo.

Além disso, há um menor consumo de energia, água, emissões de gases de efeito estufa, poeira, entre outros.

Enfim, o sistema de construção modular ajuda o meio ambiente.

Flexibilidade

Logo no início, falamos do Henry Manning — um carpinteiro que projetou um prédio que viajou 15.160 km para chegar à Austrália.

Por isso, a flexibilidade é um dos benefícios do sistema de construção modular. Você pode transportar o projeto para onde quiser.

Sistema de construção modular e tecnologia BIM: como se relacionam?

BIM é uma sigla para Building Information Modeling — Modelagem de Informação da Construção, em português.

É uma tecnologia que reúne as informações da construção de maneira organizada desde o planejamento do projeto até o seu orçamento, além de ser possível, por exemplo, realizar testes antecipados com um software.

E como o sistema de construção modular visa, principalmente, à agilidade, o modelo e a tecnologia BIM se relacionam a fim de aumentar a velocidade de entrega do projeto.

A construção em alvenaria vai acabar?

A alvenaria existe há milênios e ainda é o modelo construtivo mais popular do mundo, então não é possível dizer que acabará agora.

Contudo, com o avanço da tecnologia e a chegada de sistemas mais eficientes como a construção modular, é provável que o modelo tradicional perca sua popularidade com o tempo e novas formas de construção ganhem mais destaque.

Conheça a Lafaete

A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, máquinas, consultoria em gestão ambiental e outras soluções.

Atendemos às necessidades das suas atividades em construção civil, infraestrutura, óleo & gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e atenção.

Com 9 filiais e representantes em vários estados do Brasil e mais de 680 profissionais atuando em todo o país, oferecemos atendimento regional, consultivo e personalizado que adequa as nossas soluções de acordo com as necessidades de cada cliente.

Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para você e seu negócio.

Gostou desse artigo? Confira também no nosso blog: