Você já sabe o que são construções modulares verdes? São construções pensadas para preservar a natureza sob os princípios da sustentabilidade!
A construção modular reduz o desperdício de materiais e a formação de entulho. Esse conceito moderno de construção civil trabalha com peças pré-fabricadas feitas de materiais reaproveitados, de fácil montagem e que não precisam da utilização de recursos naturais, como água, em sua instalação.
Além disso, os módulos habitáveis oferecem conforto termoacústico, o que torna a temperatura interna amena e reflete na economia de energia elétrica.
Isso faz com que esse tipo de construção siga os princípios da sustentabilidade, que visa preservar recursos naturais de forma responsável pensando em sua conservação para as futuras gerações, além de mudar hábitos de consumo, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.
Por isso, muitos arquitetos e engenheiros já se dedicam a realizar projetos sustentáveis impressionantes utilizando a construção modular.
Fizemos uma seleção de 10 construções modulares verdes ao redor do mundo para inspirar cada vez mais pessoas a viver de forma sustentável. Confira:
#1 Preservação e modernidade no Tetris Hostel

Com a construção modular é possível encaixar containers de forma criativa e muito moderna, quase como um jogo de Tetris. Foi essa semelhança com o game criado nos anos 1980 que fez com que empresários batizassem o primeiro hostel sustentável do Brasil de Hostel Tetris.
A construção conta com 15 containers transformados em cômodos e áreas de convivência. E toda essa estrutura conta com móveis feitos de material reciclado, aquecimento solar para a água dos chuveiros e telhado verde para controlar a temperatura interna dos cômodos.
Além disso, possui sistema de tratamento de efluentes feito com plantas, que fazem a filtragem da água, posteriormente reaproveitada.
#2 Container sustentável na floresta

Os containers e módulos habitacionais podem ser instalados em qualquer lugar, inclusive no meio da floresta! E foi justamente o que fez o dono desta unidade modular em Catskills, nos Estados Unidos, disponível para estadia no site AirBnb.
Essa casa container é totalmente equipada com fogão a lenha, sofá-cama, cozinha compacta, mesa de trabalho, toca-discos, varanda térrea, estrutura para fogueira, plataforma de ioga, banheira de hidromassagem e rede. Tudo isso utilizando energia solar e compostagem para o sistema sanitário.
#3 Beleza eco-friendly no Hotel Quadrum

Em meio a uma paisagem branca e gélida, a arquitetura moderna do Hotel Quadrum se destaca. O formato inovador deste resort de Esqui e Ioga foi projetado pelos arquitetos Sandro Ramishvili e Irakli Eristavi, para lembrar a geografia de Gudari, na Géorgia. Esse destino turístico é muito escolhido por quem curte praticar esqui, snowboard e parapente durante o inverno norte-americano.
Toda a sua estrutura é feita de containers reaproveitados, de forma que reduziu a produção de lixo e não afetou de forma negativa o meio ambiente na região.
#4 Casa de vidro em Belo Horizonte

Casas modulares podem ser feitas de diversos materiais, inclusive vidro. E foi utilizando a beleza e transparência dele que uma arquiteta de Belo Horizonte criou esta linda construção modular.
Com 30 m², essa construção usa aço e vidro para criar um espaço amplo e com bastante iluminação, resultado da luz solar que invade todo o espaço e economiza energia elétrica durante o dia.
#5 Flexibilidade e sustentabilidade com a SysHaus

Construções modulares podem ser eco-friendly e muito bonitas ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a Casa SysHaus, feita 100% de materiais recicláveis. Ela pode ser montada em menos de um mês, sem deixar resíduos nem desperdício.
Seu design é amplo e permite iluminação natural e grande fluxo de ventilação, o que economiza energia elétrica. Além disso, ela possui diversos recursos sustentáveis, como sistema de reutilização de água da chuva, telhado verde e um biodigestor que converte lixo orgânico em gás para uso na cozinha e na lareira, além de tomadas para veículos elétricos.
#6 Praticidade na montagem com a M.A.Di.

Imagine só construir uma casa em apenas seis horas sem nenhum desperdício de recurso natural? Isso é possível com o projeto da casa M.A.Di. Criada por uma empresa italiana, ela pode variar de um módulo simples de 27 m² até uma residência para toda a família, com 84 m².
Ela é inteiramente produzida com materiais de qualidade e possui certificado antissísmico. Todos os modelos são equipados com sistema sanitário, elétrico e de água, além de cozinha e ar-condicionado.
Confira um vídeo da montagem da M.A.Di em time-lapse:
#7 A resistência do papelão na Wikkelhouse

A Wikkelhouse é sustentável, moderna e feita de um material inusitado: papelão. A empresa holandesa Fiction Factory criou módulos de papelão acoplados uns aos outros para dar vida a esta moradia, que tem durabilidade de até 100 anos!
Cada parede dos módulos possui 24 placas de papelão reciclado, unidas com cola ecológica, e painéis de madeira internos para garantir a vedação adequada. Além disso, ela também possui revestimento à prova de água, além de excelente isolamento térmico.
Conheça o interior moderno e inovador da Wikkelhouse no vídeo:
#8 Natureza e modernidade na Casa Container suspensa

Na construção desta casa da árvore versão adulta e sofisticada cerca de 80% dos materiais utilizados foram reaproveitados, inclusive os containers marítimos, que dão vida à maior parte da estrutura. O visual moderno é combinado à natureza na integração das janelas com as copas das árvores nativas, que ficam na mesma altura.
Essa construção modular conta com telhado verde para conforto térmico e sistema de armazenamento de água da chuva. Além disso, a ventilação natural cruzada e amplas aberturas para troca de ar economizam no uso de energia elétrica.
#9 Casa Aqua

A Casa Aqua é uma construção modular moderna e sustentável pensada para ser sofisticada e, ao mesmo tempo, funcional. Ela une tudo o que a tecnologia e a natureza têm de melhor, com painéis solares fotovoltaicos, sistema de automação para acompanhamento do consumo de energia em tempo real e sistema de captação de água da chuva.
As cisternas modulares, com capacidade de 97 litros, podem ser interligadas de acordo com as necessidades de uso de água não potável. Além disso, a construção modular também conta com cobertura verde e fachadas ventiladas.
#10 Sofisticação e sustentabilidade Lethes House

O projeto de 200 m² da Lethes House é inteiramente feito com opções de energia renovável e interiores bem ventilados. Esse modelo de construção modular oferece todo o conforto e a estrutura que uma casa de alvenaria oferece, com as vantagens de não haver desperdício de materiais em sua construção e ainda preservar a natureza.
Bônus: você sabe a diferença entre container e módulo?
O módulo habitacional nada mais é do que um container revestido, portanto, todo módulo habitacional é container, mas nem todo container é módulo habitacional.
Os módulos têm acabamento mais refinado, com painéis termoacústicos, chapa texturizada e galvanização, sendo ideais para ambientes administrativos e construções que requerem certa sofisticação.
Os containers, por sua vez, não têm esse revestimento, e por isso são indicados para ambientes pesados de obra, por exemplo, devido a possibilidade do choque de materiais e equipamentos com a estrutura, que por ser de chapa, é mais resistentes a esses atritos. Eles também podem ser utilizados em construções que queiram um ar mais rústico, evidenciando o charme da estrutura tradicional do container.
Agora que você já viu diversos projetos sustentáveis utilizando construções modulares, que tal continuar lendo sobre o tema? Confira alguns artigos interessantes:
- Construção modular: saiba tudo sobre essa forte tendência para 2020
- Quais são as vantagens da construção em container e quais cuidados tomar
- Módulos habitáveis: uma solução econômica e prática para o seu projeto
Se você tiver alguma dúvida sobre a venda ou a locação de módulos habitacionais e containers, fale conosco! Ficaremos felizes em ajudar!