Em um mundo onde não há mais espaço para modelos de construção que desperdicem tempo e recursos naturais, os módulos habitacionais surgem como a solução construtiva ideal para negócios que querem obter alta taxa de retorno sobre investimento.

Você também deseja instalar seu negócio em uma estrutura que garanta essas vantagens?

Então leia este artigo e fique por dentro de tudo que envolve os projetos de construção com módulos habitáveis.

Container e módulo habitacional: qual a diferença?

É bastante comum que as pessoas confundam os conceitos de container e módulo habitacional, contudo, essas duas composições metálicas pré-fabricadas se diferenciam principalmente por sua estrutura.

Enquanto os containers são caixas mais rígidas e inflexíveis, geralmente produto do reaproveitamento dos conhecidos containers marítimos, os módulos metálicos habitacionais são placas metálicas com a mesma composição e que podem ser montados como peças em um jogo de lego.

Os containers são mais indicados para o uso em canteiros de obra e outros ambientes relacionados à construção civil.

Os módulos habitacionais, por outro lado, se adaptam melhor aos diversos tipos de construções, tais como escolas, escritórios, salas de aula, clínicas médicas e até mesmo hotéis.

Ao observar as diferenças entre essas duas estruturas, Edison Tateishi, diretor de Operações e de Engenharia da Lafaete, em uma matéria que saiu no portal O Diário, declara que:

“Uma das principais é que o módulo habitacional possui revestimento termoacústico, o que proporciona conforto, principalmente nas localidades mais quentes. O calor de fora não passa para o interior do módulo e o ar fica climatizado”.

Além disso, os módulos habitacionais também podem receber acabamento mais refinado em chapa texturizada.

As vantagens do uso de módulos metálicos habitacionais

Versatilidade para diversos projetos

As estruturas modulares permitem a montagem de projetos de forma rápida, prática e simples.

Ao contrário do que acontece nas construções de alvenaria, elas são extremamente versáteis e permitem uma construção seca, sem demolições, sem desperdício de águas e com mão de obra reduzida.

Afinal, a estrutura vem pronta, podendo ser instalada em qualquer ambiente com uma simples montagem: basta unir as placas com os painéis de fechamento e as divisórias.

Toda essa praticidade tem como resultado economia de tempo e recursos.

Por esses e outros motivos, o uso de módulos habitacionais é cada vez mais comum para a instalação de negócios comerciais e montagem de bases de apoio em eventos e canteiros de obras, criando espaços como sanitários, cozinha, refeitório, espaço para descanso, sala para imprensa, etc.

Economia com respeito à natureza

Quando comparadas com uma estrutura convencional de madeira ou alvenaria, as construções com estruturas modulares têm desempenho superior do ponto de vista econômico.

Isso é confirmado por engenheiros que lembram ainda que o uso dos módulos habitáveis significa redução do uso de materiais e mão de obra.

A sustentabilidade é a marca registrada deste tipo de construção que tem como bônus:

  • não gerar lixo, tanto na montagem quanto na desmontagem das estruturas;
  • ser reaproveitável e poder ser utilizada quantas vezes for necessário;
  • resistir ao tempo por décadas, porque é extremamente durável;
  • em sua fabricação, usar 41% menos água que as estruturas de concreto e tijolos.

Em resumo, os módulos habitáveis significam menos desperdício e melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Segurança aliada à modernidade

Você acredita que algumas pessoas ainda resistem a este tipo de construção, mesmo diante de tantas vantagens, por não acreditarem que ela possa ser segura?

Porém esse medo não se justifica ao observarmos os detalhes desse tipo de construção,  uma vez que todo o material com o qual os módulos são fabricados são:

  • de altíssima qualidade;
  • resistentes à diversas condições climáticas, como chuvas e altas temperaturas;
  • duráveis por até 20 anos.

Levando em consideração ainda que a construção com módulos habitacionais obedece a 100% das normas impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pode ser mais segura que uma construção de alvenaria, graças à tecnologia utilizada em sua fabricação

O uso de módulos habitacionais na instalação de negócios lucrativos

Como você já deve ter percebido, os módulos habitáveis oferecem toda a estrutura necessária para a construção dos mais variados tipo de estabelecimentos: baixo custo, segurança, praticidade, versatilidade e preocupação com a natureza.

O mercado também já notou isso e o uso de módulos habitacionais tem sido cada vez mais comum para a instalação de lanchonetes, bares, restaurantes, lojas de acessórios, roupas, calçados e uma diversidade de outros negócios.

Eu aposto que você já deve ter frequentado algum desses espaços em um passeio em família ou em um happy hour com os amigos, não é mesmo?

Mas você já imaginou matricular seus filhos numa escola construída inteirinha com módulos habitacionais? Ou se hospedar num hotel com a mesma estrutura?

Hoje isso é possível e tem se tornado a realidade em muitas cidades do Brasil, assim como na europa, onde o uso de módulos habitacionais para a construção de casas e outras estruturas construtivas já não é mais uma novidade há bastante tempo.

Módulos habitacionais na construção de escolas seguras e sustentáveis

Escola construída com módulos habitacionais

O uso de módulos habitáveis na construção de escolas já é uma realidade como por exemplo a Escola Americana em Belo Horizonte (MG), a Escola Britânica St. John em Paraopeba (MG) e em Cotia (SP) – todas construídas com módulos da Lafaete.

Em 2017, foram construídas 19 escolas utilizando 227 módulos habitáveis da Lafaete em 9 municípios no estado de Rondônia.

No ano anterior, o estado já havia construído escolas móveis com 54 módulos habitacionais também da Lafaete.

Essa preferência dos rondonienses pela utilização dos módulos não é sem motivo, visto que:

  • este tipo de construção quase não utiliza água, o que a torna ecologicamente responsável; e
  • o transporte das estruturas é mais eficiente, porque elas são desmontáveis e podem ir de carreta direto da fábrica da Lafaete (em São Paulo) para o destino final. Cada veículo comporta até 10 módulos.

Para se ter uma noção da eficiência dessa estrutura, no município de Machadinho do Oeste em Rondônia, a construção da Escola Estadual Estrela Azul (que abriga 600 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) durou pouco mais de dois dias.

Em um modelo construtivo tradicional, com tijolos e cimento, esse tempo teria sido de pelo menos 4 meses.

Samba in the Box: quando uma rede de hotéis pensa “fora da caixa”

módulos habitacionais do samba in the box

Além da construção de escolas, os módulos habitacionais da Lafaete têm conquistado as construções na rede hoteleira do país. A prova disso é que a empresa é a fornecedora oficial dos módulos container da Samba Hotéis no projeto Samba in the Box.

A Samba Hotéis é a administradora de uma das maiores redes hoteleiras do Brasil e agora confiou na agilidade e criatividade do uso de módulos habitacionais com o projeto Samba in the Box.

Guilherme Castro, fundador da empresa, aposta no projeto como uma opção de hospedagem que não se limita a demanda local, uma vez que toda a estrutura é flexível e pode ser transferida de lugar, o número de quartos pode ser alterado, entre outras possibilidades de adaptar-se à demanda real da localidade.

Além do mais, um Samba in the Box pode ser instalado nos mais variados tipos de terreno e ser reformado com uma velocidade infinitamente maior que no caso da hotelaria tradicional, garantindo um retorno de investimento muito mais rápido.

Para se ter uma ideia, um prédio de 120 quartos, construídos com módulos habitacionais, fica pronto em até 4 meses e custa cerca de R$ 1 milhão. Enquanto um hotel de alvenaria tradicional leva minimamente de 12 a 18 meses para ficar pronto e custa em torno de R$ 30 milhões, além de ficar preso à demanda local.

A aí, ficou impressionado com as possibilidades inusitadas do uso de módulos habitáveis na construção? Viu como os projetos instalados em módulos habitáveis, além de econômicos, sustentáveis e flexíveis, são acessíveis para a sua realidade também?

Para conhecer outras aplicações dos módulos habitacionais, acesse o nosso eBook gratuitamente: Estruturas modulares: qualidade aliada à modernidade.

Lafaete: soluções em módulos habitacionais para o seu projeto

A Lafaete é uma empresa com 45 anos de experiência no ramo de soluções construtivas que buscam atender a todas as necessidades da sua construção, obra ou evento.

Similares aos modelos de container marítimo, os nossos módulos habitacionais são fabricados com chapas de aço com núcleo de EPS e telhas de poliuretano, garantindo conforto térmico e acústico além de virem com pisos antiderrapantes, prontos para serem utilizados.

Nossos containers são de longa durabilidade, produzidos com aço galvanizado, por isso são resistentes ao sol e a chuva. Essa especialidade permite construções ao ar livre sem prejudicar sua funcionalidade a longo prazo.

Além do setor de containers e módulos habitacionais, a Lafaete atua com procedimentos em estruturas metálicas, tendas, sombreadores, geradores e torres de energia e locação de equipamentos.

lafaete orcamento

Temos uma equipe de atendimento que vai te ajudar no que for preciso, por isso entre em contato conosco, conheça o nosso site e encontre a solução para o que você necessita!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conte para gente nos comentários!

Continue também seguindo o nosso blog para receber mais dicas.