Você já parou para observar que o modelo tradicional de construção de alvenaria está ficando ultrapassado, graças ao surgimento de outras técnicas de edificação?
Com certeza, você gostaria de ver o seu negócio ou evento montado em um ambiente que sugira novidade, modernidade e acima de tudo,,, sustentabilidade.
Nesse artigo, nós vamos te mostrar porque tantas empresas têm trocado as construções de tijolos e cimento por uma estrutura mais moderna.
Curioso? Continue a leitura para descobrir que essa também pode e deve ser uma boa ideia para a sua empresa.
O que há de errado com a construção de alvenaria?
Os tradicionais modelos de construção de alvenaria vêm sofrendo duras críticas nas últimas décadas, tanto pelos meios de comunicação quanto por órgãos de proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, como, por exemplo, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).
Segundo o CBCS, a construção civil é a maior responsável pelo consumo de energia no mundo. E quando o assunto é o consumo de recursos naturais, os números são impressionantes:
- 40% a 75% dos recursos naturais extraídos do planeta, fora água e energia, são utilizados nesse setor;
- 45% da energia elétrica no Brasil é explorada na construção civil;
- 50% da água potável disponibilizada para áreas urbanas mundo afora são consumidas no setor de edificações.
Segundo dados disponibilizados pelo Jornal Nacional em 2015, as obras de construção civil no Brasil geram uma quantidade de resíduos suficiente para “dar quatro voltas na Terra”!
Essa quantidade de entulhos serviria para “construir quase 4 milhões de casas populares ou pavimentar 168 mil quilômetros de estradas”.
Isso corresponde a 84 milhões de metros cúbicos de resíduos sendo descartados de forma irresponsável em aterros ou mesmo na rua anualmente. Desse total, apenas 17 milhões de metros cúbicos são destinados para reciclagem ou reaproveitamento. Ou seja, a cada cinco obras, apenas uma recicla seus resíduos. Impressionante não é?
Diante desses números, ficam as perguntas:
- Existe alguma alternativa à construção de alvenaria que seja sustentável e aposte em recursos reaproveitados e reaproveitáveis?
- É possível investir em um modelo de construção que respeite a natureza e o seu bolso?
A resposta para essas questões é SIM! EXISTE! E essa alternativa é a construção com containers. Você já ouviu falar delas? Sabe como funcionam?
Até o final deste texto vamos te apresentar o universo das construções com containers.
Fique por dentro: construções com container
Os containers deixaram de ser utilizados exclusivamente para o transporte de mercadorias de todo tipo em navios de carga ou estradas para a compor o universo das edificações.
Durante a Guerra do Golfo, essa estrutura passou a ser utilizada na construção de moradias e, mais tarde, para a construção de abrigos para proteção de vítimas de terremotos e outras catástrofes, graças à sua capacidade de resistir às mais diversas condições climáticas.
O que torna o uso dos containers para outros fins, além do transporte de cargas, uma atitude sustentável, entre outras coisas, é a possibilidade de ampliação do seu tempo de uso e o reaproveitamento da estrutura que antes seria descartada.
No mar, o tempo de uso dos containers é entre 8 a 10 anos, mas quando usado em edificações, esse tempo é ampliado para até 90 anos, se bem cuidados e submetidos a manutenções básicas.
Diante disso, a construção civil conseguiu deslocar os containers do lixo para o luxo de construções modernas, criativas e práticas, que prometem acrescentar valor e economia às instalações do seu negócio.
Esses modelos de construção que utilizam os containers como estrutura pré-fabricada são construídos com encaixes e soldas, costumam ser 15% a 30% mais baratas que a convencional construção de alvenaria e ficam prontas em muito menos tempo.
A seguir, vamos listar as principais diferenças desse tipo de construção em relação às convencionais. Acompanhe.
Construção de alvenaria x container: entenda as diferenças
Apesar de recente no Brasil, as construções com containers já provaram seu valor graças a sua forma de construção sustentável e limpa, que não gera resíduos com demolição e escavação e reduz as emissões de CO2 e outros poluentes.
E é na forma de construção e nos materiais utilizados que está a principal diferença entre as estruturas de alvenaria e container.
Construção de alvenaria
Na construção convencional os materiais utilizados basicamente são tijolos (cerâmicos ou de concreto), cimento, areia, água e vigas de metal. Além de outros materiais como madeira, para a construção de pilares, vigas, vergas e lajes, e o drywall, para a construção de paredes internas e forro.
Quanto ao modo de construção, a alvenaria:
- produz grande quantidade de entulho, que muitas vezes não é reaproveitado;
- gasta grandes períodos de construção, como por exemplo, um galpão de 160m levará um período médio de 4 meses para ficar pronto;
- custa mais caro: a construção de laje ou telhado, por exemplo, costuma ser uma das partes mais caras;
- se mal projetada, a estrutura de alvenaria pode apresentar rachaduras ao longo do tempo.
Construção com container
Neste modelo de construção, além dos containers, que formam a estrutura principal, são utilizados outros materiais para criar as divisões internas, como o forro e o isolamento térmico e acústico.
Para as divisões, os materiais mais comuns são o drywall e OSB e para o isolamento térmico e acústico, lã de pet ou lã de rocha.
A construção com containers exige mão de obra especializada para garantir boa ambientação, iluminação e isolamento termoacústico.
Além disso, a estrutura pode exigir soldagens para evitar a entrada de luz e água através dela.
Em ambos os casos, tanto nas construções com alvenaria como nas construções com containers, diversos tipos de revestimento podem ser utilizados para dar os mais variados acabamentos no interior do empreendimento, como, por exemplo:
- pintura;
- papel de parede;
- azulejos;
- pisos (cerâmicos, vinílicos, laminados, cimento queimado, porcelanato líquido, etc).
Os 9 principais benefícios da construção com containers
A construção com uso de containers já é uma realidade em nosso país. E o motivo dessa popularização se deve a uma série de fatores, conforme veremos na lista a seguir.
1. A entrega não atrasa por conta do clima
Faça chuva ou faça sol, as construções com container não sofrem atraso como a construção de alvenaria porque são pré-construídas em fábrica e já vêm com quase 90% da estrutura pronta.
2. Construção rápida
Esse modelo de construção dispensa o uso de grande quantidades de trabalhadores e materiais, o que torna todo o processo mais rápido. Além do mais, ela não depende de materiais que correm o risco de ficar em falta no mercado.
A depender do tipo de estrutura a ser criada, o tempo de montagem não costuma ultrapassar quatro semanas e existem casos em que tudo fica pronto em um único dia.
3. Versatilidade
Com os containers podem ser montados ambientes diversos, desde bases de apoio para eventos até estúdios, casas, vestiários, armazéns, lojas, salas de aula, o escritório de uma empresa e o que mais a criatividade humana planejar.
Os acabamentos que podem ser aplicados na montagem dessa estrutura são os mais variados também, você pode ir de um design industrial até um mais refinado, com gesso, papel de parede, porcelanato, madeira, etc.
4. Mobilidade
Se o seu negócio é pequeno e você decide montá-lo em uma estrutura de containers, a medida que ele for crescendo e precisar de mais espaço, é só ir acrescentando outros containers, assim, simples e rápido, sem quebras, sem lixo e sem grandes custos.
E se de repente for necessário mudar de endereço? É só alugar um serviço de mudanças, colocar tudo sobre o caminhão e mover para o novo endereço. Sem demolições e sem dores de cabeça.
Nesse processo de mudança você só não conseguirá aproveitar as saídas de esgoto e sistema elétricos, mas isso é bem fácil de montar outra vez.
5. Não agride o solo
As construções com containers dispensam fundação no terreno, porque são apoiadas em quatro estruturas, as chamadas sapatas. A terraplanagem, quando indicada, acontece de forma rápida e econômica.
A instalação dos containers dispensa grandes movimentos de terra, o que contribui para a preservação do relevo natural e do solo do terreno.
Além disso, os lençóis freáticos não são prejudicados, porque 85% do solo fica permeável, permitindo a absorção natural das águas das chuvas.
6. Durabilidade
Os containers, originalmente, são fabricados para enfrentar condições severas, como fortes chuvas, ventos e tempestades, resistir a corrosão pelo salitre do mar ou pela ferrugem e suportar grandes cargas.
Por exemplo: um container de 40 pés suporta até 30 mil quilos, levando em conta o próprio peso mais a carga.
Por esse motivo, essa estrutura é fabricada com um tipo de aço resistente e feito para durar por longos anos.
7. Respeita o seu bolso
Só para você ter uma noção, uma casa de alto padrão construída com containers é 30% mais em conta que uma casa de alvenaria. Isso porque, nesse modelo, são reduzidos os custos com mão de obra, fundação, etc.
Além do mais, os containers são um bem móvel, por isso, recolhem outros tipos de impostos na hora da compra. Esses são muito mais baratos do que aqueles que são cobrados na compra de um imóvel.
Contudo, vale salientar que esse tipo de construção exige aprovação da prefeitura do município e pagamento do IPTU.
8. Baixo custo de manutenção
A depender das condições em que estava o container quando comprado, são necessários cuidados simples com o lado externo da estrutura, como polimento, pintura e aplicação de anti-ferrugem.
Esse procedimento deve ocorrer em uma frequência de três a seis anos, a fim de prolongar a vida útil da estrutura.
Ou seja, os custos com a manutenção dos containers são mínimos e o intervalo entre uma e outra é relativamente extenso, o que conta como mais um ponto a favor dessa estrutura!
9. Sustentabilidade
Além do conceito reaproveitamento e construção sem resíduos atrelado a essa estrutura, que é reciclada para a construção depois que atinge o limite de vida útil no transporte de cargas, é possível somar a ela outras técnicas de construção sustentável, como por exemplo: telhado verde, reuso de água, etc.
O telhado original dos containers permite a captação de água da chuva para reaproveitamento, as vigas podem ser recicladas de um ferro velho, o uso de armações e ferragens é completamente dispensável, entre outras opções ecologicamente responsáveis.
Os containers são a solução para o seu negócio ou evento
Todo bom empreendedor sabe que o sucesso de um investimento depende da capacidade de inovação do negócio para se destacar no seu nicho de atuação. É por isso que apostar no uso de containers para dar vida a sua boa ideia é uma excelente escolha.
Seja para montar uma lanchonete, restaurante, barzinho, bilheteria, camarim, ou a estrutura que for, os containers se destacam por ser uma construção estilosa, diferente e inovadora.
Além do mais, o custo-benefício e a sustentabilidade atrelada, tornam essa estrutura extremamente atraente.
Portanto, se você que chegou até aqui já compreendeu que a construção com containers é a alternativa mais viável para o seu negócio em substituição a construção de alvenaria. Ainda sim, alguns questionamentos podem surgir com relação ao tema. Veja a seguir as respostas às dúvidas mais comuns sobre ele.
Como funcionam as variáveis legais
Antes de começar uma construção com containers, é necessário solicitar aprovação para construir na prefeitura da sua cidade.
Tendo a aprovação, você poderá solicitar o orçamento da obra e finalmente executar o projeto.
A adaptação da estrutura pode ser feita completamente em fábrica e no terreno ser feita apenas a montagem dos cômodos.
Algumas pessoas classificam esse tipo de construção erradamente como trailer, porém, vale salientar que a papelada requerida para cada um desses móveis é diferente. Por exemplo, uma casa ou negócio em container exige pagamento de IPTU na prefeitura.
Na hora de escolher o terreno para instalar a estrutura, observe o que dizem as leis da sua cidade sobre a distância mínima a ser mantida entre os vizinhos e as calçadas e dê atenção ao projeto arquitetônico.
Como é transportada e instalada essa estrutura?
Graças às suas dimensões e peso, para o transporte de um container é necessário utilizar um caminhão ou navio e um guindaste ou caminhão munk para tirá-lo do lugar.
Chegando ao local de instalação, é só apoiar a estrutura nas sapatas instaladas sobre o solo ou sobre a base de concreto preparada para recebê-la.
Depois disso, é só fazer os ajustes previstos, como cortes na chapa, instalação da parte hidráulica, sanitária e elétrica e aplicação de acabamentos, como forro, pintura, piso, etc.
Tudo simples e rápido.
Os containers são seguros?
Essa estrutura é fabricada com um tipo de aço extremamente resistente. Além disso, suas portas originais são produzidas a fim de evitar a entrada de qualquer substância ou líquido e para removê-las é necessário um maçarico.
Ao ser fixado nas sapatas, os containers são afixados de forma segura. E essa é uma edificação que, conforme vimos, requer toda uma estrutura para ser removida do local, por isso, não é possível transportá-la a qualquer momento, e isso reduz muito os riscos de furto.
Lafaete: soluções em container para o seu projeto
Interessado em instalar seu negócio em um container ou utilizar essa estrutura para montar os espaços do seu evento? A Lafaete pode te ajudar.
A Lafaete é uma empresa com 45 anos de experiência no ramo de soluções construtivas que buscam atender a todas as necessidades das suas atividades.
Nossos containers são de longa durabilidade, produzidos com aço galvanizado, por isso são resistentes ao sol e a chuva. Essa especialidade permite construções ao ar livre sem prejudicar sua funcionalidade a longo prazo.
Além do setor de containers, a Lafaete atua com procedimentos em estruturas metálicas modulares, tendas, sombreadores, geradores e torres de energia e locação de equipamentos.
Temos uma equipe de atendimento que vai te ajudar no que for preciso, por isso entre em contato conosco, conheça o nosso site e encontre a solução para o que você necessita!
Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conta para gente nos comentários!
Continue também seguindo o nosso blog para receber mais dicas.