O consumo desenfreado de materiais na indústria traz como resultado uma grande quantidade de resíduos, que nem sempre são descartados da maneira correta.

A gestão ambiental é a solução para que uma empresa aja de forma responsável com o meio ambiente e reduza os impactos de suas ações ao menor dano.

Por isso, preparamos um conteúdo que vai te ajudar a entender como a gestão ambiental funciona e o papel fundamental que ela tem para sua empresa.

O que é Gestão Ambiental?

Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a gestão ambiental é parte da organização administrativa da empresa, ela é a responsável por desenvolver soluções de gestão, correção e aplicação das políticas ambientais relacionadas à instituição.

ISO 14000

A ISO 14000 é um conjunto de normas para fiscalizar as ações das empresas em relação às práticas de gestão ambiental.

Esse conjunto de normas é chamado de Sistema de Gestão Ambiental (SGA), e, para que uma empresa receba a certificação da ISO 14000, ela deve se comprometer a seguir todas as leis ambientais do país indicadas na SGA.

A SGA é composta pelas seguintes normas:

ISO 14001: Sistema de Gestão Ambiental (SGA)

É aplicável a qualquer tipo de organização que tem por objetivo obter um desempenho ambiental dentro da legislação, além de agir de forma legal no âmbito de preservação, é possível também elaborar soluções sustentáveis para problemas ambientais ligados à organização.

Em 2015 essa norma foi revisada a fim de abranger novos aspectos e entre elas a redução de custos, que, resulta em maior economia para as empresas que adotam esse sistema.

ISO 14004: Sistema de Gestão Ambiental

A ISO 14004, chegou como um complemento a ISO 140001, e funciona como um guia. Nela estão contidos  os esforços do SGA, sendo destinados ao uso interno da Empresa.

Esta Norma provê orientação para uma organização sobre o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão ambiental confiável.

As orientações fornecidas destinam-se a uma organização que procura gerenciar suas responsabilidades ambientais de forma sistemática, contribuindo para o pilar ambiental da sustentabilidade.

ISO 14010: Normas sobre as Auditorias Ambientais

São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental. É recomendado que qualquer atividade definida como uma auditoria ambiental, de acordo com esta Norma, satisfaça às recomendações nelas constantes.

ISO 14031: Normas sobre Desempenho Ambiental

Elas ajudam a avaliar o desempenho da organização em relação às ações que ela realiza, como também sobre a elaboração de melhorias necessárias para o bom andamento das suas práticas.

ISO 14020: Normas sobre Rotulagem Ambiental

Esta norma tem como objetivo a orientação do uso dos rótulos ambientais, eles são responsáveis pelas novas formas de consumo consciente e sustentável.

ISO 14040: Normas sobre a Análise do Ciclo de Vida

Aborda todos os impactos que implica na vida útil de um produto, desde a matéria prima da sua composição até sua utilização na reciclagem.

Além de todas essas ISOs, outras normas podem ser aplicadas a gestão ambiental como é o caso da ISO 9001 que visa a padronização do que a empresa produz ou realiza como serviço, e está diretamente ligada a qualidade.

Como conseguir a certificação SGA?

O primeiro passo para conseguir essa certificação é que a sua empresa adote uma política ambiental, essa política deve conter melhoria contínua e o atendimento à legislação. As ações da empresa devem visar a redução dos impactos ambientais e a determinação dos objetivos que ela quer alcançar no que diz respeito a gestão dos seus resíduos.

Implementação do sistema (SGA)

Para a implementação do sistema de gestão ambiental (SGA), é necessário que sejam aplicados treinamentos, que a empresa realize controle operacional das ações e que esteja em dias com documentações legais.

Após esse processo, deve acontecer o monitoramento e o controle dos impactos ambientais. E por fim a análise crítica, que acontece em um tempo determinado pelo gestor para que sejam avaliadas as medidas iniciais, e, se houver a necessidade sejam promovidas as mudanças necessárias.

O que é PBQPH?

O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no habitat (PBQPH), é um órgão instituído pelo governo federal que tem por objetivo organizar o setor da construção civil.

Esse programa busca, por meio de alguns pré-requisitos, incentivar a competitividade do mercado e assim melhorar a qualidade das moradias.

A iniciativa partiu da preocupação do governo com as características das habitações no Brasil.

Assim, o programa, que tem por base a ISO 9000, criou critérios para que uma construção estivesse dentro da conformidade, garantindo a segurança dos empreendimentos.

A importância do CONAMA para a gestão ambiental

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão responsável por assessorar o governo em técnicas normativas a respeito da preservação do meio ambiente.

Dessa forma, práticas como a exploração de recursos ou petições de licenças para outras atividades devem ser avaliadas por meio de políticas estabelecidas pelo CONAMA a fim de combater a poluição e degradação do meio ambiente.

Segundo o art. 4º do Decreto 99.274/90, o CONAMA é formado por:

    • Plenário;
    • Câmara Especial Recursal;
    • Comitê de Integração de Políticas Ambientais;
    • Câmaras Técnicas;
    • Grupos de Trabalho;
  • e Grupos Assessores.

O órgão é gerido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e tem por função examinar, relatar e avaliar as ações referentes às atividades ambientais de uma empresa.

Certificação LEED para projetos sustentáveis

Conhecida popularmente como LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação dada pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC).

A LEED serve para empresas que realizam atividades sustentáveis em função de uma construção, como a economia inteligente de energia e água, além de fazer parte da gestão ambiental da obra.

A LEED ficou conhecida promover o incentivo à sustentabilidade em construções ao redor de todo mundo e atualmente, no Brasil, ela é representada pela GBC Brasil.

A procura pela certificação LEED, colocou o Brasil na quarta posição do ranking de países com maior número de construções licenciadas pela instituição.

Documentos importantes

Uma das principais tarefas na gestão ambiental é estar regular diante dos órgãos fiscalizadores do setor. Essa regularização é comprovada através de documentos que são na sua maioria, Laudos, Licenças e outorgas, e que vão assegurar que você está apto a seguir com seus processos normalmente e sem maiores surpresas.

Gestão Ambiental em ação

Agora que você já conhece a parte burocrática, está na hora de entender como funciona na prática essas ações, os benefícios e soluções que elas podem trazer para sua empresa.

Resíduos sólidos

Os resíduos sólidos são materiais proveniente da produção ou construção na indústria, eles podem ser recicláveis, reutilizáveis ou impróprios para reusos, seu armazenamento e descarte deve acontecer de forma legal, conforme diz o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Para o descarte correto desses resíduos, existe um método que vai te auxiliar chamado Programa de Gestão de Resíduo para Construção Civil (PGRCC), com maneiras responsáveis de descartar os resíduos, elaborar um plano e o gerenciamento desses materiais para transportá-los nas devidas condições.

Alguns dos resíduos gerados pela sua empresa podem ser perigosos, e por isso necessitarem de cuidados específicos desde o seu descarte, até o seu destino final.

Sendo assim, o seu gestor ou engenheiro ambiental pode cuidar da contratação de uma empresa especializada em serviços de soluções ambientais.

A Lafaete é uma empresa que desenvolve funções  como a locação de equipamentos indispensáveis para o tratamento de resíduos como:

  • Caçambas;
  • Compactadoras;
  • Poliguindaste;
  • Caminhão Roll On;
  • Rolo Compactador;
  • Retroescavadeira;
  • Pá carregadeira;
  • e Caçambas.

Além disso a Lafaete também fornece transportes para resíduos sólidos, te ajudando a dar a melhor destinação aos seus resíduos, de forma legal e segura.

Gestão Ambiental traz soluções de economia e sustentabilidade

A redução de gastos em uma obra também pode ser um ponto muito positivo da gestão ambiental, já que ela pode te ajudar a  poupar dinheiro com soluções que vão proporcionar melhores resultados em longo prazo no seu orçamento.

Por isso, é importante que você avalie as práticas da sua empresa, e se julgar necessário  considere a contratação de uma consultoria para a gestão ambiental do seu negócio.

Redução de despesas fixas

Algumas medidas podem ser tomadas para que a redução das despesas fixas aconteça de forma eficaz, aqui você terá acesso a algumas delas:

Uso da energia de forma sustentável

A elaboração de um projeto de economia de energia pode ser feito pensado em fontes alternativas de energia limpa.

Tudo depende dos recursos que a empresa pode disponibilizar para que isso aconteça, o objetivo é aproveitar o máximo desempenho, com menor consumo possível.

Economia e reaproveitamento de água

Resolver o problema da alto consumo de água na sua obra, pode gerar benefícios e impactos positivos não apenas para sua empresa, mas também para o resto da população.

Encontrar meios de reaproveitamento e um armazenamento inteligente, são pré-requisitos para uma gestão ambiental adequada.

Assim, o planejamento vai possibilitar o menor desperdício possível, e no final, você vai obter um resultado positivo na conta.

Colaboração Participativa

Uma boa gestão ambiental também trata de realizar treinamentos e medidas preventivas, para que todos os colaboradores conheçam maneiras de economizar e adotar práticas sustentáveis para a obra.

Gestão Ambiental vale a pena?

Aplicar a gestão ambiental na sua empresa é a garantia de bons resultados, além disso confere  a empresa junto à sociedade uma imagem de responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

É uma iniciativa que traz bons resultados para o planeta e para seu caixa.

Vale a pena contratar!

Conheça a nossa consultoria de Gestão Ambiental!

Conheça nosso serviço de consultoria em gestão ambiental para sua empresa.

A Lafaete é uma empresa com 45 anos de experiência no ramo de soluções construtivas que buscam atender a todas as necessidades das suas atividades.

Entre em contato conosco, temos uma equipe de atendimento que vai te ajudar no que for preciso.

Conheça o nosso site e encontre a solução para o que você necessita!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, conte para gente nos comentários!

Continue também seguindo o nosso blog para receber mais dicas de consultoria.

lafaete orcamento