O trator agrícola é veículo autopropelido projetado para transportar, tracionar, e fornecer potência para outras máquinas e implementos agrícolas. Trata-se de uma máquina pesada das ferramentas mais importantes não apenas no ramo da engenharia civil, mas também da agricultura.

O trator agrícola é uma das ferramentas mais importantes para o bom desempenho de uma obra. Por isso mesmo, essa máquina pesada é considerada um equipamento essencial não apenas no ramo da engenharia civil, mas também da agricultura.

Com o desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas para o mercado da construção civil, tratores agrícolas têm se tornado cada vez mais indispensáveis para a realização de processos numa obra, além de apresentar mecanismos de funcionamento bastante modernos.

Portanto, se você está à procura de tratores agrícolas para a sua obra, este artigo te ajudará na escolha do modelo ideal, e ainda, para compreender qual a melhor forma de aquisição dessa solução.

O QUE É UM TRATOR AGRÍCOLA?

CSme5FAhmRebi hnhfuO4AZh25MvXiNry6Wd2hS4ktyhW9BCrH9HW15I1siRsj3lA2MBCHItFvJQiSKPjDuvTExO0zMdDN

trator agrícola é um tipo de veículo autopropelido, ou seja, que se desloca através de uma força motriz própria, projetada para transportar, tracionar, e também, fornecer potência para outras máquinas e implementos agrícolas.

Ele pode ser utilizado em diversas atividades, como nivelamento de terrenos, obras urbanas ou agrícolas, carretas, arado e guincho, entre outros.

Os tratores agrícolas apresentam em sua estrutura chassis robustos e motores extremamente potentes.

Daí vem sua alta performance relativa à capacidade de produção em elevado desempenho, sobretudo, em relação às tarefas pesadas.

A potência dos tratores agrícolas é gerada a partir da queima do combustível (normalmente, óleo diesel).

Por meio de uma série de processos físicos que ocorre no motor, a potência gerada pode ser convertida para tarefas como: geração de energia de pressão hidráulica, força de tração e torque de um eixo rotativo.

TIPOS DE TRATORES

Os tratores agrícolas podem ser classificados quanto ao seu sistema de locomoção, como os de esteira ou pneus, e também por sua finalidade, industrial ou florestal.

trator agricola partes

Veja a seguir quais são as diferenças e especificações.

Tratores de esteira

Também conhecido como “trator de lagarta”, este é o tipo de trator agrícola ideal para atividades em obras.

A esteira é responsável pelo deslocamento do trator, que, por sua vez, é composto por um tipo de corrente formada por pinos, buchas e elos (“links”), nos quais são fixadas as sapatas dotadas de garras.

Essas garras formam uma superfície de apoio, na qual a esteira pode se firmar para impulsionar e direcionar o trator por intermédio de suas rodas motrizes e guias.

Devido sua forma de locomoção, o trator de esteira tem um melhor desempenho em terrenos arenosos e úmidos do que os tratores de rodas.

Outra vantagem de utilizar tratores de esteiras em sua obra é o baixo centro de gravidade, que proporciona pequena altura de vão livre em relação à superfície do solo.

Isto confere ótima estabilidade, ainda que em terreno acidentado ou inclinado. Afinal de contas, sua finalidade primordial é a de servir para trabalhos pesados em áreas de difícil acesso.

0E1aUgBaFwGXjGoKsvCDUsSfRZOyIzun6noWRdXMU4o5nJ68CHUFLoOGtU hkyNkZO7GZ0kgTDV WSjjp yTUJHQSS8dfEfGBY6QgXX8wpjjbnAOaS2UMfk qvWLDD g zOrInok

Por isso, o trator esteira é perfeito para operações que requerem grandes esforços como terraplanagem, abertura e conservação de estradas, trabalhos de desbravamento, empilhamento, reaterro sanitário, limpeza final, mineração e, até mesmo, na agricultura.

Além disso, esse veículo foi projetado para otimizar o tempo, assegurar melhor capacidade de transporte, facilitar a manobra, desempenhar papel versátil e precisar nivelamento.

Tratores de pneus

Existem dois modelos de tratores de pneus, essencialmente distinguidos por seus sistemas de tração motora. Trata-se, daqueles que possuem 2 rodas motrizes (RM) e os que têm 4 RM.

Tratores de pneus com 2 RM

Podem ter tanto um eixo (motocultores), como também dois eixos. Os tratores com pneus de dois eixos são bastante utilizados na atividade agrícola brasileira.

Nesse sistema, cerca de 40% do peso deste trator se concentra na parte dianteira e os outros 60% na traseira. Por isso há uma grande diferença nos tamanhos de suas rodas: as da frente são menores e têm função relacionada à condução do trator.

Já as rodas traseiras são muito maiores e responsáveis pelo impulsionamento e locomoção do veículo.

Tratores de pneus com 4 RM

O trator de pneu com 4 RM é um modelo mais avançado em relação ao 2 RM, já que é uma evolução do primeiro. Para você ter uma ideia, o pneu 4 RM tem a capacidade de trabalho de até 33% a mais em relação ao 2 RM.

Trator Industrial

É um tipo de trator agrícola destinado especificamente às operações de movimentação e translado de materiais em atividades, como carregamento, escavação, transporte, compactação, estocagem, tração e terraplenagem.

Tratores industriais são caracterizados por apresentarem bitola fixa, conversor de torque, caixa de marchas especial e tração nas quatro rodas.

Sua estrutura de funcionamento, portanto, é adequada para a montagem de pás carregadoras e retroescavadeiras.

Esses veículos foram criados e projetados para realizar a movimentação de terra, de maneira eficiente.

Seu uso é bastante indicado para grandes operações como as de reflorestamento e preparo do solo em novas áreas.

Trator Florestal

São máquinas projetadas às operações de manejo e exploração de florestas naturais, comerciais ou de reflorestamento.

Esse tipo de trator agrícola pode ser utilizado, por exemplo, na abertura de covas/sulcos, tratos culturais, desbaste, corte, pré-processamento, transporte e destoca.

É um veículo robusto, que normalmente vem equipado com ganchos e outros meios próprios para manejo e transporte de toras dentro da floresta.

Geralmente tem tração nas quatro rodas, suspensão independente e chassis articulado.

QUAL A MELHOR FORMA DE ADQUIRIR TRATORES AGRÍCOLAS?

Você precisa de um trator agrícola para sua construção e então se depara com o seguinte questionamento: comprar, alugar ou adquirir tratores usados?

Afinal de contas, essa decisão influencia não apenas no tempo gasto para a execução de cada tarefa, mas na organização orçamentária do projeto.

Então, o que fazer? Felipe Rodrigues, engenheiro civil e gerente nacional de equipamentos da Lafaete, empresa de locação de equipamentos para obras, explica que a melhor escolha é o aluguel.

“Engana-se quem pensa que para possuir à disposição uma frota de maquinário atualizada, é necessário realizar investimentos exorbitantes. A solução para isso é optar pela locação”, afirma.

Esse é apenas um dos motivos para cada vez mais empresas do ramo da construção civil seguirem a tendência de alugar equipamentos para obra no lugar de realizar a compra.

Veja abaixo 3 vantagens de alugar tratores agrícolas.

#1 Corte de gastos com manutenção e rastreamento

Se você estava considerando a compra de tratores usados como uma possibilidade viável para economizar, melhor pensar mais uma vez.

Devido ao trabalho pesado e desgastante das obras, máquinas e equipamentos utilizados em construções, como os tratores agrícolas, precisam estar em manutenção e revisão constante.

Se isso é negligenciado, além do risco de acidentes, o funcionamento dos tratores pode ser comprometido, o que influencia diretamente na qualidade da estrutura edificada. No caso dos tratores agrícolas usados, esse risco aumenta consideravelmente.

“Quando a empresa é proprietária da frota, esse custo, muitas vezes, se torna insustentável”, ressalta Rodrigues.

Por isso é importante considerar não apenas o preço do trator agrícola, – que já não é muito baixo, – mas também os custos de sua manutenção e eventuais consertos.

Aí vem a primeira vantagem de alugar os tratores agrícolas para a sua obra.

“Quando a frota é alugada, as manutenções são relacionadas nos contratos, ficando à cargo da empresa contratada”, diz o engenheiro.

Empreiteiras que alugam máquinas leves ou pesadas também disponibilizam os serviços de rastreamento e monitoramento 24 horas, em tempo real . Desta forma, a sua obra será realizada com mais segurança e celeridade.  

#2 Tecnologia a seu dispor

O segmento da construção civil é um dos que mais investem em inovação e na criação de novas engenharias para aprimorarem as tarefas executadas de uma obra.

Por isso, a tendência é que ferramentas e maquinários se tornem obsoletos com muita facilidade.

“Em um curto espaço de tempo, surgem novas tecnologias capazes de modernizar os processos e sistemas, afirma Rodrigues.

Portanto, o segundo benefício do aluguel de trator agrícola é a garantia de ter ao seu dispor tudo o que há de mais tecnológico e moderno no ramo da construção civil, já que todas as empreiteiras querem oferecer o melhor para os seus clientes.

#3 Otimização dos recursos logísticos

Um dos aspectos logísticos mais importantes de uma obra é o espaço. Assim, é preciso dispor de espaço amplo para estacionar o trator agrícola.

Outro ponto de atenção é quanto ao armazenamento do veículo, uma vez que se mal guardado pode sofrer danos e prejuízos ao seu funcionamento.

Com a locação de tratores agrícolas, você pode utilizar o espaço que seria destinado para acomodar esse equipamento para armazenar outros, ou até mesmo, para construir espaços necessários em uma obra como banheiros, áreas de convivência etc.