A pandemia de coronavírus vem mudando a dinâmica de diversas áreas da nossa vida, desde a nossa rotina de trabalho até a logística do sistema público de saúde. Podemos até ter a sorte de não estar precisando de atendimento médico neste momento, mas entendemos mais do que nunca a importância de haver leitos suficientes para todos, inclusive para mim e para você, se for necessário futuramente. 

Com isso, unidades de saúde têm aumentado a sua capacidade com a instalação de estruturas adicionais em módulos termoacústicos e até mesmo novos hospitais foram levantados dentro de um curto espaço de tempo, o que mostra a urgência em suprir profundas lacunas no sistema de saúde brasileiro para preservar o máximo de vidas possível. 

Imagem aérea do hospital chinês construído com módulos termoacústicos em 10 dias para atender 1.000 pacientes com COVID-19.
Imagem aérea do hospital chinês construído com módulos termoacústicos em 10 dias para atender 1.000 pacientes com COVID-19.

Entretanto, se engana quem pensa que as estruturas emergenciais têm sido necessárias apenas na área de saúde. A pandemia trouxe um cenário de mudanças tão grande que é até difícil listar todas as áreas que estão sendo impactadas.

É uma situação que traz atenção à saúde e à segurança das pessoas em diversas situações: transportes públicos, indústrias, canteiros de obras, locais de trabalho, locais de compras de produtos essenciais, entre tantos outros.

No sentido de propor soluções estruturais práticas e eficientes que consigam atender a qualquer tipo de necessidade, gostaria de apresentar as vantagens das estruturas modulares, que são, na minha opinião, a resposta mais eficiente em um cenário como o que estamos vivendo, e logo você entenderá o porquê.

O que são as construções modulares?

Estruturas modulares são pré-moldadas dentro de fábrica, chegando ao local da obra já prontas para ser montadas. Elas representam um excelente custo-benefício e grande economia de tempo de obra quando comparadas às estruturas convencionais de alvenaria.

Os projetos feitos em módulos ou em containers marítimos crus, por exemplo, são totalmente adaptáveis, o que permite uma infinidade de possibilidades para verdadeiramente suprir qualquer demanda que necessite de soluções estruturais, emergenciais ou não. 

Na prática, isso significa que podemos incluir ou retirar janelas, portas e paredes de onde quer que seja e fazer grandes vãos tanto com divisórias internas de acordo com a planta desejada quanto sem parede interna alguma, resultando em um amplo salão como o de um galpão GMTA.

Imagem interna de estrutura construída pela Lafaete para ampliação na quantidade de leitos de atendimento.

Imagem interna de estrutura construída pela Lafaete para ampliação na quantidade de leitos de atendimento.

Ainda falando sobre os módulos, vale destacar que eles oferecem uma fácil logística de instalação das redes elétrica, lógica, gases medicinais e hidráulica, ponto importantíssimo que possibilita customização de cada ambiente, deixando de lado toda a dor de cabeça que já conhecemos ao pensar em instalações emergenciais.

Vale mencionar que esse método construtivo foi responsável pela construção das unidades hospitalares de Huoshenshan e Leishenshan, criadas em apenas 10 dias na cidade de Wuhan, epicentro da doença na China.

Não é só a área de saúde quem tem exigido respostas rápidas e soluções estruturais eficientes

Com a chegada da COVID-19 ao Brasil, gestores públicos e empresas privadas já começam a montar planos de ação em termos de soluções estruturais para adaptar suas necessidades a esse cenário que exige a frequente higienização das mãos e uma atenção redobrada quanto à transmissão do vírus, pensando na segurança das pessoas envolvidas em todos os processos.

Os hospitais e centros de saúde no país não serão suficientes para atender à demanda de pacientes contaminados se houver um boom transmissivo, por isso cabe a cada um de nós fazer a sua parte em termos de autocuidado, e a cada uma das empresas fazer a sua parte enquanto organização que dispõe de ferramentas e soluções para minimizar os riscos.

Na Bahia, o governo do estado e a prefeitura de Salvador estão buscando hotéis para acolher a população em situação de rua e também estão fornecendo módulos sanitários públicos para que essas pessoas desassistidas tenham um local adequado para tomar banho, um importante pacto para preservar vidas acima de qualquer outra prioridade utilizando soluções estruturais diferenciadas.

Já no setor industrial, grandes nomes têm alugado containers exclusivos para a higienização dos seus funcionários. 

Imagem interna de um módulo sanitário da Lafaete.
Imagem interna de um módulo sanitário da Lafaete.

Isso mostra que instituições públicas e privadas reconhecem a gravidade da situação e estão buscando soluções alternativas e eficientes para contornar o cenário. A soma de forças é essencial para lidar com as consequências da pandemia e ajudar a população.

Falando de saúde: hospitais em módulos ou em tenda?

Os hospitais de lona também são soluções estruturais muito utilizadas em casos emergenciais. Eles podem ser montados de forma prática e rápida e já foram utilizados em casos de outras epidemias, como a de ebola.

As estruturas com lona não são tão ideais por serem mais frágeis, podendo sofrer em situações de chuva e vento intensos, por exemplo, além de não possuírem conforto térmico e acústico e de não serem à prova de fogo.

45 K56IrFxmi9Slkcqz8wDlgi235GAsUjrzVIoIpuqkqk8Xx2kNhgtH5QbDvI4kz

Entretanto, dada a urgência da situação, nem sempre é possível pôr o ideal em prática; às vezes é necessário fazer o melhor que puder, no menor tempo possível e com os recursos disponíveis.

Tendo isso em mente, os hospitais de lona suprem essa demanda de extrema urgência, sendo uma boa alternativa quando não houver a possibilidade de aplicar a construção modular.

Porém, fazendo essa comparação entre módulos e lona, as vantagens da construção modular enquanto solução estrutural saem muito à frente nos quesitos solidez, higiene, segurança, conforto e facilidade na instalação das redes elétrica e hidráulica, fatores importantes para ambientes hospitalares, que necessitam de muitos pontos para lavagem das mãos e de inúmeros equipamentos ligados à energia por todos os lugares dos cômodos. 

Além disso, ambientes em lona precisam de condições mínimas de terreno para ser instalados com estabilidade, enquanto os módulos têm uma total minimização desse esforço, já que o chão está incluso na estrutura do módulo/container, muitas vezes necessitando apenas de calços para nivelamento.

Imagem da estrutura montada pela Lafaete para ampliação no atendimento da UPA de Divinópolis-MG.
Imagem da estrutura montada pela Lafaete para ampliação no atendimento da UPA de Divinópolis-MG.

Na construção modular, o empreendimento é dividido em partes que são produzidas em fábrica para depois ser transportadas ao local da obra. Com a planta do hospital já pronta, basta levar o projeto para o sistema que integra todos os equipamentos da fábrica e iniciar a produção em alta velocidade.

Podemos buscar soluções juntos

A epidemia da COVID-19 é um assunto sério e que ameaça toda a população mundial. Por isso, é preciso pensar em soluções práticas, inovadoras e eficientes para auxiliar neste momento de crise.

Nós, da Lafaete, temos segurança e competência no âmbito de construções modulares e soluções estruturais. Este ano completamos 50 anos de mercado, e isso só foi possível graças à excelência nos serviços prestados, que nos assegurou uma relação de credibilidade e confiança com os nossos clientes ao longo de todo esse tempo por meio de soluções que vão desde a locação de máquinas (retroescavadeira, motoniveladora, escavadeira, rolo compactador e muito mais), passando pela locação de caminhões (caminhão pipa, caminhão munck, guindaste, caminhão basculante e tantos outros), pela oferta de estruturas metálicas leves (como o Light Steel Frame) e também pesadas, por serviços como a terraplanagem e a gestão de resíduos até soluções como os projetos especiais, franquias de food service e soluções para eventos

Portanto, conte conosco para pensar soluções juntos! Para mais informações sobre nossas estruturas modulares, entre em contato conosco.

Quem se interessou por este artigo, também costuma ler:

Quais são as vantagens da construção em container e quais cuidados tomar

Movimentação de terra: quais equipamentos podem ser utilizados?

Módulos habitáveis: uma solução econômica e prática para o seu projeto

ICiNLnAhvdIwsdyZ7tfd4NMqvsBzc4kPGqQu7EM cgf2bs77MS7zCX8Knca5sERfH6LV22B3ExXxpbpjT9YgsnPr4X4a5CGAksZcx WokEnvw5Ef4ptIooW20mQgMJfYikOczI3a