Na hora de erguer um imóvel, qualquer que ele seja, é comum precisar de um canteiro de obras com materiais, o que infelizmente, gera muito desperdício. Apesar de essa ter sido a realidade da construção civil por um longo tempo, aos poucos, isso vem mudando.

Graças à construção a seco, hoje já é possível conquistar resultados diferenciados nessa atuação, garantindo o melhor desempenho na hora de dar origem a novos locais. Mas, afinal, você sabe do que se trata essa possibilidade?

A seguir, conheça tudo sobre esse método e entenda por que ele funciona.

O que é construção a seco?

A construção a seco é um jeito diferente de erguer os projetos. Ela contribui para a eliminação do desperdício de materiais, porque substitui o uso de produtos normais como tijolo, cimento e até água.

Em geral, ela é feita a partir de estruturas modulares, que formam o “esqueleto” do imóvel. Assim, utiliza uma abordagem bastante enxuta, focada em obter o resultado com maior rapidez e eficiência.

Quais são as principais soluções de construção a seco?

Quando se fala na construção a seco, feita de maneira modular, os perfis de aço galvanizado se destacam. Esse sistema é conhecido como Light Steel Frame, oferecendo uma possibilidade resistência e econômica.

Menos difundidos no Brasil, há o Wood Frame, que é feito com madeira, e uma opção com concreto. O Steel Frame, entretanto, é a melhor possibilidade disponível.

Como fazer construção a seco?

Para entender essa questão, é fundamental compreender como acontece todo o processo de montagem. Primeiramente, o projeto é inteiramente planejado, com as necessidades sendo levantadas.

A partir daí, os módulos são erguidos de forma parcial, preparando a estrutura internamente. Tudo acontece fora do canteiro de obras, sendo que os perfis são reforçados em pontos necessários, como nas portas e janelas.

Com tudo devidamente parafusado, há o transporte para a obra. Os módulos são posicionados conforme o projeto e, depois, completados com Drywall ou placas cimentícias. Também é possível incluir proteção termoacústica, garantindo máxima praticidade.

Quais são as vantagens da construção a seco?

Um dos maiores benefícios é que a construção a seco é uma inovação na engenharia. Como tal, ela ajuda a resolver diversos desafios da construção civil.

O tempo de obra é um desses pontos. Com esse sistema, dá para concluir tudo com maior rapidez, aumentando a produtividade. Há uma eliminação dos desperdícios, o que contribui para gerar economia na sua obra e alta qualidade. Assim, a obra fica dentro do orçamento e do prazo, melhorando o seu retorno para quem investe.

Para completar, ela não produz resíduos, o que diminui o impacto no meio ambiente e favorece a ampliação da sustentabilidade.

Quais são os mitos?

Um mito sobre a construção a seco é que ela é inacessível ou direcionada apenas para grandes empreendimentos. O que acontece é justamente o contrário e, hoje, pequenas e médias empresas, assim como pessoas físicas, podem apostar nessa possibilidade.

Para o futuro, inclusive, a tendência é que essa abordagem se torne ainda mais em conta, ampliando as suas vantagens.

Outro mito tem a ver com a durabilidade. Os perfis de aço são extremamente resistentes e duráveis, o que garante a integridade da obra por um bom tempo.

Além disso, ao contrário do que se pensa, essa forma de construir não fica devendo em nada para a alvenaria comum — inclusive, ela é até mais vantajosa em vários aspectos.

O que a Lafaete oferece?

Diante de uma oportunidade tão benéfica para a engenharia, a Lafaete se preocupa em apresentar essa inovação. O principal produto de construção a seco nesse sentido, é o Light Steel Frame.

Com perfis de aço modernos, resistentes e versáteis, a Lafaete oferece a solução perfeita para o seu projeto, seja ele comercial ou residencial. Aplicando as melhores características desse sistema, é possível conquistar um desempenho destacável.

A construção a seco traz economia, inovação e praticidade, gerando ótimos benefícios para a obra. Assim, é uma possibilidade que deve ser considerada para obter efeitos otimizados.

Ficou com alguma dúvida sobre esse processo? Comente, participe ou entre em contato conosco para saber mais!