Os métodos construtivos usados em uma obra podem ser mais tradicionais ou inovadores, conforme as necessidades do projeto. A depender da escolha da técnica, é possível usufruir de vantagens, como economia de recursos, ou obter desvantagens, como a necessidade de contar com o auxílio de mão de obra qualificada.


Para ajudar você a escolher o método mais apropriado, explicaremos a seguir os pontos positivos e negativos de alguns dos mais usados: alvenaria, paredes de concreto, madeira, steel frame e construção modular. Confira!

O que são métodos construtivos?

Os métodos construtivos são um grupo de técnicas usadas para as edificações. Com isso, a definição do tipo de método considera a estrutura utilizada para sustentar uma casa, um galpão ou um prédio, por exemplo. Essas técnicas viabilizam a construção de diferentes ambientes, com características específicas.

Construção em madeira 

Mais um método que é comum principalmente nos EUA e conta com uso crescente no Brasil é a construção em madeira, wood frame. Nessa modalidade, os perfis de madeira de reflorestamento passam por impermeabilização. Além do mais, as peças geralmente não são construídas in loco, o que demanda o transporte até o ambiente da obra.

Quais são as vantagens?

Em parte, esse método é avaliado como sustentável, já que é capaz de reduzir a geração de resíduos. O uso de madeira reflorestada é outro critério que diminui o impacto ambiental.As obras ainda costumam ser mais rápidas e apresentam um bom desempenho térmico.

E as desvantagens?

Por outro lado, o wood frame necessita da utilização de uma mão de obra especializada. Esse método também apresenta limitação quanto ao número de pavimentos e demanda mais cuidados com a proteção contra a umidade da edificação.

Construção modular 

Por fim, as construções modulares são uma tendência em ascensão no país. Esse método utiliza módulos individuais pré-fabricados, feitos geralmente de madeira, aço, vidro e concreto. Assim, esses materiais são finalizados em linhas de montagem e levados para instalação no local da obra.

Quais são as vantagens?

Os custos e o prazo da obra diminuem com esse modelo de projeto. O método também é muito versátil e pode ser usado em vários tipos de construções para abrigar hotéis, escolas, casas e lojas, por exemplo. As obras também ganham em termos de sustentabilidade devido à diminuição do desperdício de materiais.

E as desvantagens?

No entanto, as construções modulares apresentam a necessidade de contar com mão de obra qualificada. É importante contar com pessoal especializado para garantir o funcionamento desse método construtivo. Também é fundamental ter à disposição um projeto bem detalhado, para garantir a eficiência.

Steel frame

O steel frame é um método para construtoras que priorizam economia de recursos e sustentabilidade. Isso em razão de essa modalidade de edificação reduzir o consumo de água e materiais. As estruturas metálicas podem ser usadas em vários tipos de canteiros de obras.

Quais são as vantagens?

Os materiais usados para isolamento e cobertura da construção são acabados na fábrica.  Portanto, não é necessário gastar com cimento e blocos, como acontece com as construções de alvenaria. É possível minimizar os custos em 75% com a construção de casas em steel frame

E as desvantagens?

Assim como no método wood frame, o steel frame também apresenta limitação de pavimentos. Além disso, pode ser difícil encontrar mão de obra especializada para trabalhar na execução de um projeto com esse método construtivo.

Construção em alvenaria

A construção em alvenaria é o método construtivo mais usado no Brasil. Formadas por itens como pilares, vigas e lajes de concreto armado, as edificações também costumam comportar os conhecidos tijolos cerâmicos, que têm a função de separar e vedar os espaços.

Quais são as vantagens?

A principal vantagem é que para esse tipo de construção é mais fácil encontrar mão de obra especializada. Com isso, é fácil contratar pessoal para executar o projeto. Além do mais, o método permite mais alterações no traçado da obra e a execução de eventuais reformas.

E as desvantagens?

De outro modo, o uso da alvenaria na edificação de um empreendimento pode aumentar a chance de retrabalho e contribuir para a geração de resíduos na obra. Esse tipo de construção também apresenta maior custo e tempo para conclusão em relação a outros métodos construtivos.

Construção com paredes de concreto

A construção com o uso de paredes de concreto necessita do uso de formas compostas de materiais como madeira ou metal para modelar os elementos da obra. De antemão, as paredes de concreto apresentam instalações elétricas e hidráulicas, que são introduzidas por meio de tubulações.

Quais são as vantagens?

Entre os benefícios da construção com paredes de concreto estão a agilidade para finalização e a diminuição do desperdício. As formas ainda podem ser reutilizadas e, assim, a geração de resíduos diminui. Com esse método, o canteiro de obras também fica mais limpo e organizado.

E as desvantagens?

A modelagem das formas têm alto custo, por isso este método é mais indicado para construções de grande porte, como condomínios e edifícios residenciais. É importante ainda contar com mão de obra especializada. Além do mais, depois da construção, não é possível fazer alterações na parede.

Métodos construtivos: como escolher o mais apropriado para a obra? 

Antes de optar pelo método construtivo para uma obra, é interessante avaliar alguns critérios. Nesse sentido, podemos pontuar que não há um método pior ou melhor, mas sim aquele mais adequado para um projeto. É importante fazer uma análise que considere, entre outras condições, as características ambientais e a funcionalidade da construção.

Também é essencial que essa avaliação minuciosa seja feita pelo engenheiro civil ou arquiteto responsável pela obra. Esse diagnóstico terá como resultado maior qualidade da edificação e diminuição de desperdícios.

Veja a seguir a lista dos principais fatores que devem ser observados para tomar a decisão mais apropriada:

  1. Mão de obra capacitada e disponível
  2. Disponibilidade e custo dos materiais 
  3. Tempo de execução da edificação
  4. Redução de desperdício
  5. Necessidades do cliente
  6. Consumo de água e de energia elétrica
  7. Despesas com transporte
  8. Valor dos serviços do engenheiro e arquiteto

Entre em contato

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os diferentes tipos de métodos construtivos, entre em contato com a Lafaete e conheça as nossas soluções para você.

Conheça a Lafaete

A Lafaete está no mercado há 50 anos com uma linha completa de serviços e produtos, oferecendo venda e locação de módulos, construção em estrutura metálica modular, máquinas, consultoria em gestão ambiental e outras soluções.

Atendemos às necessidades das suas atividades em construção civil, infraestrutura, óleo & gás, mineração, indústria, grandes obras, comércio, agronegócio e eventos, seguindo as mais rigorosas normas de segurança e oferecendo serviços com qualidade e atenção.

Com 9 filiais e representantes em vários estados do Brasil e mais de 680 profissionais atuando em todo o país, oferecemos atendimento regional, consultivo e personalizado que adequa as nossas soluções de acordo com as necessidades de cada cliente.

Gostou deste artigo? Confira mais em nosso blog: