A princípio pode soar como um detalhe, mas o uso do gerador de energia em uma obra é, na grande parte dos projetos, uma necessidade. São muitos os fatores que influenciam esta demanda, por exemplo, locais onde não há fornecimento de eletricidade por meio das concessionárias públicas ou por ser preciso aumentar a oferta de energia para a operação dos equipamentos. Além disso, o gerador garante o fornecimento de maneira contínua, sem interrupções que possam prejudicar a produtividade da obra em questão e, com isso, provocar contratempos e atrasos nos prazos.

O que saber antes de alugar um gerador de energia?

 

Na hora de alugar um gerador de energia para a sua obra, é preciso se atentar para alguns detalhes. Cada projeto possui uma especificidade, por isso o gerador que atende uma determinada construção pode não atender outra. Para escolher o gerador de energia ideal, é fundamental levar em consideração três fatores: a potência, a classificação de decibéis e fonte de combustível.

A Lafaete trabalha com aluguel de equipamentos trifásicos nas três tensões: 220v, 380v e 440v. A potência escolhida vai depender das tarefas e das peças do equipamento que precisam ser alimentadas. Uma serra de mesa, por exemplo, utiliza uma potência de operação diferente de outras máquinas que demandam uma potência de partida robusta. Os geradores normalmente exibem as suas potências de partida junto à potência máxima de operação.  

A classificação de decibéis também é um fator que merece atenção especial. Segundo a legislação, os trabalhadores não devem ser expostos a mais de 85 decibéis por período de 8 horas de jornada de trabalho. Considerar a utilização de geradores com baixo ruído torna-se então a melhor alternativa, além de não incomodar a vizinhança ou os estabelecimentos que possam ter por perto, como hospitais e escolas.

Outro fator que merece ser mencionado na escolha do gerador de energia para sua obra é o combustível que este irá utilizar. Na Lafaete os geradores alugados são a diesel, o que propicia maior tempo de funcionamento das máquinas em relação ao gás, por exemplo. Além disso, o diesel permite que seja  feito um trabalho por períodos mais longos e com cargas mais pesadas, pois, além de funcionar melhor nessas condições, também é menos inflamável.

É importante considerar também a sustentabilidade.  Os geradores de energia da Lafaete são modernos, possuem consumo de combustível reduzido e pequenos índices de emissão de poluente. Outro aspecto positivo é a portabilidade que eles apresentam principalmente se levarmos em conta que os canteiros de obras normalmente são lugares limitados.

A fácil mobilidade para remanejamento, juntamente à comodidade, segurança e confiabilidade que eles propiciam, por utilizarem de painel de operações simples (permitindo fácil e rápida leitura de todas as variáveis de funcionamento), são a solução ideal para garantir mais força e energia, com baixos custos operacionais e eficiência assertiva.

Ficou com alguma dúvida? Comente e participe!