O Brasil possui um grande número de acidentes de trabalho na construção civil em comparação a outros países do mundo. Em média, 4.098 acidentes fatais acontecem por ano, o que significa que a cada mês, 342 trabalhadores do ramo sofrem ocorrências irreversíveis para suas vidas.
Muitos deles podem ser evitados caso seja utilizado EPI na construção civil. A sigla é correspondente para equipamento de proteção individual, que tem seu uso obrigatório segundo normas regulamentadoras. O EPI tem como função preservar a segurança, saúde e bem-estar do trabalhador no canteiro de obras.
Afinal, as atividades podem oferecer diversos riscos aos trabalhadores, como no manuseio de materiais típicos da construção de alvenaria (tijolos, cimentos, massa e ferramentas), em consertos de materiais tóxicos ou cortantes e nas atividades em altura.
Por isso, utilização de epis como capacetes, cinto de segurança, protetor auricular, protetor facial e luvas são de extrema importância na minimização de riscos.
Preparamos esse artigo para abordar a importância desses equipamentos e quais são os principais epis utilizados na construção civil.
Como o trabalhador deve usar o equipamento de segurança em construção
Todos os trabalhadores devem fazer uso de EPI na construção civil, e a distribuição desses equipamentos é de responsabilidade do empregador.
Além disso, também cabe a ele adquirir as ferramentas adequadas, se responsabilizar pela higiene e manutenção das mesmas, além de orientar o trabalhador a como utilizá-las corretamente.
O fornecimento dos epis deve ser registrado em sistema e todos eles devem produzir certificado de aprovação (CA) emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O que diz a NR-6 sobre os EPIs
Existem diversas normas nas obras da construção civil, e a Norma Regulamentadora número 6 (NR-6) é responsável pelas regras de EPIs. Além de falar sobre sua distribuição, também traz informações necessárias para cumprir as práticas de segurança nas construções.
Incluindo as responsabilidades do empregador, empregado, fabricantes de EPIs nacionais e distribuidores de EPIs importados. Mesmo quem comercializa equipamentos de fora deve cumprir as normas de segurança para garantir a eficiência das ferramentas.
Outro método de segurança é a prática do Diálogo Diário de Segurança (DDS), que visa promover a saúde e proteger a integridade física dos trabalhadores. Além do cumprimento da Norma Regulamentadora número 18 (NR-18), direcionada ao setor de construção civil e responsável por estabelecer parâmetros mínimos de segurança nos canteiros de obras.
Qual a importância do uso do EPI na construção civil?
O uso de EPI na construção civil é essencial para manter a proteção dos profissionais, reduzindo riscos de acidentes de trabalho e ameaças. O uso correto dos equipamentos evita transtornos para os funcionários e para a empresa, além de garantir que as atividades sejam desenvolvidas com eficiência.
Quais são os os principais EPIs na construção civil?
Por conta do dia-a-dia nos canteiros de obras, os EPIs na construção civil são voltados para proteções específicas dos trabalhadores. Confira os principais deles:
Capacete
Os capacetes são utilizados para proteger contra impactos causados por queda de objetos, contra choques elétricos e outros acidentes. Deve ser utilizado por todos no canteiro, inclusive operadores de máquinas!
Capuz ou balaclava
Este equipamento protege a cabeça e pescoço em casos de riscos térmicos ou agentes químicos abrasivos.
Óculos
Protege os olhos contra impacto de partículas volantes, como o pó liberado em uma escavação. Protege também da luminosidade intensa, radiação ultravioleta e radiação infravermelha.
Protetor facial
Protege a face contra impactos de partículas volantes, radiação infravermelha, luminosidade intensa, riscos de origem térmica e radiação ultravioleta.
Máscara
São diversos os usos desse EPI na construção civil. Ela pode ser utilizada para proteger olhos, nariz e boca, a depender da sua especificidade. No caso de máscaras para poeira, ela é utilizada para evitar contato com relação a resíduos de corte de tijolos, cerâmicas, madeiras etc.
As máscaras para produtos químicos protegem o trabalhador de ter contato com pó de cimento ou pintura com solventes. Além disso, elas também podem ser utilizadas para proteção contra radiação ultravioleta, radiação infravermelha e luminosidade intensa.
Protetor auditivo
O protetor auditivo evita que o profissional entre em contato com pressão sonora acima de 85 decibéis. O uso desse EPI na construção civil deve ser no modelo tipo concha, por conta da fácil higiene em comparação com o de inserção.
Respirador de fuga
Esse equipamento tem como função proteger as vias respiratórias contra gases e vapores considerados como Imediatamente Perigosos à Vida e à Saúde (IPVS).
Vestimentas
As roupas são um importante EPI na construção civil, elas protegem o corpo contra riscos térmicos e mecânicos. Além disso, podem proteger contra riscos radioativos, umidade e até mesmo contra agentes químicos.
Luvas
Outro equipamento essencial é a luva. Ela protege contra objetos cortante e perfurantes, produtos químicos abrasivos, choques elétricos, além de agentes térmicos, biológicos e umidade proveniente de operações com uso de água e radiações ionizantes.
Sapato
Esse EPI protege os pés contra queda de objetos e possíveis choques elétricos. Além de também ser útil contra perfurações causadas por pregos, o calçado correto evita que o trabalhador seja vítima de quedas por conta de escorregões.
Cinto de segurança com dispositivo trava-queda
Principalmente utilizado para proteção em altura, este tipo de ferramenta protege contra riscos de queda em qualquer trabalho realizado acima de 2 metros de altura.
Confira este vídeo ilustrativo sobre EPIs mais usados na construção:
O uso de EPIs na construção civil é essencial para a execução de diversas funções, por isso é de extrema importância que empresas providenciem isso para seus funcionários e que todos utilizem de maneira correta, além do mais, é um direito do trabalhador ter estes equipamentos à disposição. Assim é possível manter a segurança na obra e garantir o bem-estar de todos os colaboradores, bem como o bom funcionamento do projeto.
E se você tem interesse na área de obras, engenharia e estruturas para canteiros, confira os conteúdos que separamos para você:
- Guia de caçambas: tipos e aplicações
- A importância de realizar manutenção em máquinas
- Módulos em canteiro de obras: solução prática e econômica
Se você tem alguma dúvida sobre locação de equipamentos e módulos para canteiros de obras, entre em contato conosco!
