A tecnologia tem mudado a vida das pessoas em vários sentidos. Além de tomar espaço no ambiente de trabalho, ela também está ligada ao processo de aprendizado.

Na área de engenharia civil, seja na graduação ou em cursos de especialização, os recursos tecnológicos podem ser muito úteis. Além disso, são utilizados de forma ampla nos treinamentos.

Um dos principais é a realidade virtual, que provoca modificações importantes no processo de aprendizagem. Para entender melhor, veja como essa tecnologia tem sido usada e quais são os seus impactos.

O que é a realidade virtual?

Durante muito tempo, emular cenários e elementos com precisão não era nada além de um sonho. Fotos e vídeos poderiam até oferecer uma boa visão, mas nenhum recurso funcionava de forma tão imersiva.

Então, começaram a surgir as gravações em 360º e, logo em seguida, veio a realidade virtual como é conhecida atualmente. Apesar disso, o conceito já existia desde as décadas de 60 e 70, como por meio de simuladores e combinação de computação.

Ela se baseia em um sistema que garante uma experiência imersiva em um cenário simulado. Por meio de óculos especiais, o usuário pode se sentir dentro de um ambiente que, na verdade, não existe.

Como a tecnologia tem sido empregada para a engenharia civil?

Na hora de montar uma equipe bem treinada para executar o projeto de construção civil, é comum encarar vários desafios. Por melhor que seja o conhecimento ou a experiência de um funcionário, ele pode não saber operar uma máquina específica. Da mesma maneira, talvez haja dificuldades em pontos de inspeção e garantia de segurança.

Com a realidade virtual, é possível simular o ambiente do canteiro de obras de forma prática e com bom custo-benefício. Não é preciso construir um espaço para que as pessoas treinem, já que tudo é feito pelo desenvolvimento da chamada Virtual Reality.

Ao reconhecer movimentos e criar diversas possibilidades, a tecnologia ajuda os trabalhadores a aprenderem, na prática, o que deve ser executado. Por isso, ela já não é empregada apenas em centros de ensino de referência.

O recurso pode ser largamente utilizado por construtoras e empresas do ramo da engenharia civil, de modo a transmitir a capacitação necessária e robusta para cada caso.

Quais são as maiores vantagens desse recurso?

Aplicar a realidade virtual nesse ramo é uma excelente alternativa por causa de seus benefícios. Um dos pontos interessantes é, justamente, o custo. Como basta apenas um projeto de VR, o processo é muito mais econômico do que fazer vários treinamentos caros.

Além disso, é um jeito de unir prática à teoria. As pessoas podem colocar a mão na massa, errar e aprender com as suas falhas. Ao mesmo tempo, nenhuma dessas situações leva à perda de dinheiro ou diminuição da segurança.

Para melhorar, trata-se de um jeito de ampliar o engajamento. Os conceitos se tornam atraentes e o treinamento tem maior participação das pessoas. Com isso, os efeitos surgem rapidamente e o retorno do investimento acontece.

A realidade virtual tem ajudado a engenharia civil a treinar e capacitar os funcionários. Graças a essa tecnologia, tudo se torna mais rápido, eficiente e econômico, o que gera efeitos ainda melhores para todas as obras.

O que você achou dessa alternativa? Conte nos comentários e participe!