Atualmente, mais de 115 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Com 6 em cada 10 pessoas conectadas, há um mercado expandido e pronto para ter o seu potencial trabalhado.

Nesse quesito, as mídias sociais são de grande importância. Mesmo a construção civil, que é um setor tradicional, pode aproveitar a tendência. Já que o Brasil é o país latino-americano que mais usa as redes sociais, é chegada a hora de criar uma estratégia.

Para saber como explorar tal potencial, veja orientações para começar a aproveitar esses recursos.

Mídias sociais para construção civil: por que investir?

O aproveitamento de um mercado amplo e que está em expansão é apenas um dos pontos positivos decorrente das mídias e redes sociais. Utilizar a internet na construção civil é, acima de tudo, uma forma de fortalecer o relacionamento e manter o contato com os clientes. Ao marcar presença onde eles estão, o negócio ganha um reforço e ainda atinge um alcance expandido.

Outro ponto positivo é que a atuação é mais barata e menos limitada. Não há barreiras físicas para a internet e, com isso, é possível falar com pessoas de todas as partes do país. Ao mesmo tempo, o investimento é muito menor que em um anúncio da TV ou em um outdoor.

Com as estratégias certas, ainda é viável diferenciar a empresa e conquistar a confiança do público. Uma construtora com boa atuação nas mídias sociais consegue mostrar melhor seus empreendimentos, responder dúvidas e prestar todo o apoio necessário à satisfação dos interessados.

Como atrair novos clientes por meio das mídias e redes sociais?

Para utilizar as mídias sociais corretamente é fundamental encará-las como ferramentas com potencial para atrair clientes. Não basta apenas estar presente nesses ambientes, mas, sim, agir para conseguir novas oportunidades.

Ao criar um perfil no Facebook, por exemplo, é preciso responder a comentários e mensagens, bem como estimular a interação. Informações de contato, como o site do empreendimento, devem estar explícitas para favorecer a abordagem dos interessados.

Também é preciso pensar na geração de leads de forma ativa. Ao oferecer materiais ricos, como um e-book com as principais dúvidas, é possível solicitar o e-mail em troca. Isso estabelece a sensação de reciprocidade e oferece um novo canal de comunicação direta.

O site, inclusive, não deve ser esquecido ou deixado de lado por causa das redes sociais. Ele é, na verdade, o principal mecanismo da presença online e precisa ser intuitivo, otimizado e ainda apresentar as principais qualidades do empreendimento.

Acima de tudo, é preciso criar uma boa voz e conduta de marca. Agir com prestatividade, educação e engajamento faz toda a diferença para chamar novos contatos e possíveis clientes.

Quais estratégias usar para construir autoridade?

Um dos benefícios de utilizar as mídias sociais no ramo de construção civil é consolidar autoridade. Seja para atender a pessoas físicas ou jurídicas, posicionar-se como autoridade estimula a confiança e favorece a tomada de decisão a favor do negócio.

Para tanto, algumas estratégias podem ser usadas e a principal delas é a geração de conteúdo. Ao produzir peças relevantes, originais e que respondem às dúvidas dos clientes há uma intensa criação de valor e fortalecimento do posicionamento.

Também é interessante recorrer a diferentes formatos de conteúdo, que vão do texto aos vídeos e até a cursos, palestras e seminários sobre temas diversos. Para completar, a consistência é fundamental para gerar confiança e autoridade, então é válido ter um plano de produção e divulgação de conteúdo.

A construção civil pode aproveitar a explosão das mídias sociais para ter melhores resultados. Com essas dicas, o uso das redes sociais é favorecido e novos clientes serão atraídos.

O que você tem feito nesse sentido? Conte nos comentários e participe!