Durante muito tempo, a alvenaria foi a única forma de obter resultados construtivos adequados. Porém, com a inovação na construção civil, novas opções surgiram. Entre elas, há as estruturas metálicas, que oferecem economia em obras e vários outros benefícios.

Diversificadas, elas surgem em várias formas e podem ser aplicadas em uma vasta gama de projetos. Conhecê-las é o melhor caminho para, enfim, poder aproveitá-las.

Sendo assim, veja 5 vantagens e possibilidades entre essas estruturas.

1. O Light Steel Frame é uma opção conveniente para construção a seco

O Light Steel Frame ou apenas Steel Frame é uma grande inovação da construção civil. Esse sistema é feito com ligas leves de aço, oferecendo resistência e versatilidade.

Ele garante a montagem nos mais variados perfis, desde locais maiores, como galpões, até casas modernas e funcionais. Como é um tipo de construção a seco, garante mais economia nas obras e uma grande rapidez na execução dos serviços.

Pode ser revestido com drywall e outros acabamentos, trazendo vantagens importantes em relação à alvenaria comum.

2. O Steel Panel é uma evolução do Steel Frame que oferece muito conforto

As estruturas metálicas conhecidas como Steel Panel funcionam de um jeito parecido ao Light Steel Frame, só que melhor. Composta por perfis de aço leve e tratamento termoacústico, as estruturas metálicas conhecidas como Steel Panel proporcionam um ambiente confortável e privativo, além de ser muito versátil.

A montagem acontece em pouco tempo e há total reaproveitamento do material. Isso faz com que construções para canteiros de obras, por exemplo, possam ser desfeitas e reconstruídas em outro local, ajudando a economizar.

A falta de produção de resíduos também traz aspectos sobre a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que essa estrutura não deixa a desejar em sua resistência.

3. O K-House é uma opção que traz máxima praticidade

O K-House é um sistema construtivo baseado em módulos. As unidades são feitas de aço leve e proteção termoacústica, além de oferecerem total flexibilidade na definição de layout. A montagem, assim como o transporte, é rápida, o que ajuda a construção civil a ter um desempenho favorecido.

Por ser versátil e fácil de erguer, esse sistema é indicado para áreas comerciais de grande porte, como galpões, refeitórios e até postos de atendimento à saúde ou escolas.

4. O GMTA é um sistema eficiente e cheio de possibilidades

O GMTA ou Galpão Modular Termoacústico é uma verdadeira inovação da construção civil, constituído por módulos metálicos revestidos por painéis termoacústicos de espessura definida.

Essa é uma opção prática e conveniente para reduzir ao mínimo o tempo necessário para erguer áreas fechadas. Enquanto a alvenaria comum exigiria muita mão de obra e um grande prazo, essa opção já vem pronta, devendo apenas ser encaixada.

Consegue atingir uma altura de até 3 metros e um vão livre de 12 metros, o que garante bastante praticidade. Além de tudo, é uma escolha segura para combater os acidentes da construção civil.

É ideal para espaços maiores, como alojamentos, galpões e até para escolas e projetos de expansão, como de aeroportos.

5. Os containeres são estruturas metálicas inovadoras

Já os containers geram uma economia em obras especialmente destacável. Baseando-se no reaproveitamento de unidades do tipo, envolve uma maior preocupação ambiental, sem deixar de incluir uma grande versatilidade.

Esses módulos podem ser adaptados conforme a conveniência, atingindo bons níveis de conforto térmico e até um aspecto moderno.

Eles funcionam para criar pontos de venda — como lojas temporárias ou definitivas —, centros de distribuição e até residências.

As estruturas metálicas formam diversos sistemas, gerando uma abordagem econômica e eficiente. Graças a elas, superar os desafios da construção civil fica mais simples.

Restou alguma dúvida sobre essas opções? Acesse nosso site, conte nos comentários e participe!