A busca de novos nichos de mercado é a principal estratégia que a Lafaete, empresa mineira de soluções construtivas, usará para se recuperar de um 2016 com queda no faturamento. Nesse sentido, ela inicia 2016 com o lançamento de um serviço; construção, comercialização e montagem de sombreador para estacionamento.

Destinadas a condomínios, prédios comerciais e concessionárias de veículos, os sombreadores serão produzidas com aproveitamento de maquinário e infraestrutura já existentes na fábrica da empresa em Mirassol, no interior de São Paulo. O investimento para o lançamento do serviço foi de R$ 1 milhão e a expectativa é de que o segmento incremente em 2% o faturamento da empresa em 2017.

O consultor da Lafaete, Rafael Zorzate, explica que trouxe a sugestão do novo nicho de atuação há cerca de um ano. Mas a ideia só saiu do papel mesmo este ano, justamente quando a empresa busca novas formas de gerar receita. Segundo o consultor, a proposta foi considerada promissora neste momento, já que sua implementação exigiu pouco investimento e pouca mudança na linha de produção. As estruturas serão fabricadas na mesma unidade que produz conatiners e que fica no interior de São Paulo.

“Já tínhamos 80% do maquinário necessário para a fabricação dos sombreadores e só foi necessário comprar poucos equipamentos, que custaram cerca de R$ 40 mil a R$ 50 mil”, afirma. De acordo com o presidente da Lafaete, Alberto Silva, o investimento total no desenvolvimento do novo serviço foi de R$ 1 milhão. A contratação de uma equipe de cinco pessoas experientes no segmento também fez parte do investimento.

A matéria completa você pode ler no Diário do Comércio.