O uso de containers ou contêineres é uma maneira eficaz de obter bons resultados, inclusive em relação à alvenaria comum. É possível utilizar os módulos tanto de forma habitacional quanto no comércio ou na indústria. Além disso, há outra possibilidade envolvida: o container sanitário.

Esse elemento ajuda a garantir o conforto e o bem-estar em diversas situações, como no ambiente de trabalho e em eventos. Contudo, é fundamental que ele seja usado corretamente, o que significa atender a certos parâmetros.

Portanto, veja quais são as principais diretrizes e vantagens do container sanitário e entenda essa solução.

As vantagens do Container Sanitário

 

Uma das principais vantagens do container sanitário é que ele oferece um uso flexível e móvel. Como pode ser movido para qualquer lugar, garante o atendimento de necessidades variadas, como de eventos ou obras.

Ele também é muito mais econômico comparado a construção de estruturas específicas. Ao mesmo tempo, é especialmente confortável e ecológico em relação aos banheiros químicos tradicionais.

Sem restrição de uso, ele ainda permite a aplicação de outros elementos, como climatizadores e divisórias para criar um ambiente completo.

Os tipos de Banheiro em Container

 

Os containers dessa modalidade aparecem em duas versões. A primeira é a opção tradicional, com um espaço que é elaborado de acordo com as exigências do projeto. Ele é de uso comum e massificado, de modo a atender a maioria das pessoas.

O outro tipo é o container para portadores de necessidades especiais (PNE). Esses módulos têm características que seguem a NBR 9050, como o uso de rampas, puxador horizontal na porta e barras de apoio em locais específicos. Ele é especialmente útil para quem tem dificuldade de locomoção e para quem precisa de um espaço mais amplo para ter maior conforto.

As diretrizes do Container Sanitário

 

Há algumas normas regulamentadoras para o uso correto de container sanitário. Do ponto de vista trabalhista, a NR-24 estabelece obrigações como a exigência de dispor uma quantidade mínima de banheiros, que devem ser divididos por sexo. Ela também estipula a necessidade de manter o local limpo e em funcionamento, além de favorecer o acesso e a iluminação.

De acordo com a Occupational Safety and Health Administration, deve-se ter um número mínimo de banheiros, dependendo do total de empregados. Também é relevante que eles sejam de fácil acesso e prontos para o uso. Se estiverem em condições pouco sanitárias, eles descumprem essa regra.

Já a NBR 9050 estabelece os parâmetros de acessibilidade para os banheiros especiais, como tamanho e posicionamento das barras de apoio.

Para completar, cada estado dispõe regras específicas sobre o uso de áreas sanitárias em eventos, as quais devem ser obedecidas.

A instalação do Container Santanário

 

Já que a praticidade é um dos maiores benefícios, a instalação do banheiro em container é bastante prática. Em geral, você não encontrará um container sanitário à venda. Para a maioria das empresas, acaba sendo inviável financeiramente, seja por fatores como o período de uso e quantidade de pessoas, que pode variar.

Um jeito prático, portanto, é recorre ao container sanitário para alugar. A partir do contrato, é elaborado um projeto específico para cada necessidade. Com o uso de divisórias, pias ou chuveiros, por exemplo, o espaço se mantém de acordo com os interesses do local.

A conexão com a rede elétrica é feita rapidamente. Se a rede de água e esgoto não for acessível, há a oferta da caixa de dejetos. Se for necessário, mais de um módulo pode ser acoplado, o que cria o efeito desejado.

O container sanitário é uma opção prática, conveniente e de alta qualidade para diversas situações. Portanto, vale a pena considerar o uso desse elemento para obter um ótimo desempenho, desde que as diretrizes do container sanitário sejam seguidas!

O que você achou dessa possibilidade? Faça um comentário aqui e participe ou entre em contato conosco!